Comitiva do TRE-PE participa do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém
O Fórum Nacional discute entre outros temas, os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas

O Fórum Nacional VERDEMOCRACIA teve início na noite da última segunda-feira (15/09), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, e segue até o dia 17/09. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o evento reúne ministros dos tribunais superiores, magistrados, servidores, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir, entre outros temas, os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas.
A abertura contou com a exibição de um vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação do TRE-PA. Em seguida, o presidente da Corte paraense, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a relevância da realização do Fórum em Belém.
“Recebê-los em Belém, coração da Amazônia, é para nós não só uma honra institucional, mas também uma demonstração do nosso desejo sincero de acolher e fazer com que todos se sintam pertencentes a este momento”, destacou.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) esteve representado no encontro pelo presidente, desembargador Cândido Saraiva, e pelo corregedor e vice-presidente, desembargador Fernando Cerqueira. Também integraram a comitiva: o diretor-geral Orson Lemos; o vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Gustavo Cardim Russo de Melo; a assistente-chefe da EJE, Gilcikely Almeida; a assessora-chefe de Gestão Socioambiental, Suênia da Costa; a assessora-chefe da Presidência, Isabela Landim Lessa; e o assessor de Planejamento, Acácio Leite.
Durante sua fala, a presidente do TSE destacou a importância de Belém sediar tanto o Fórum Nacional quanto a COP 30.
“A Amazônia não é apenas o coração do Brasil, mas o coração do mundo, que precisa, cada vez mais, pulsar no sentido de democracia planetária, de democracia com a possibilidade de que quem vier depois de nós possa viver e viver bem. Para isso, nós precisamos de um clima saudável, de um meio ambiente com saúde e, principalmente, de valores éticos, políticos e econômicos, com os direitos humanos sendo amplamente respeitados planetariamente também”, afirmou.
A ministra também ressaltou a coincidência da abertura do Fórum com o Dia Internacional da Democracia, celebrado em 15 de setembro.
“Quem faz democracia é o povo. Não há democracia sem povo participando, sem povo atuando e sabendo que, seja qual tenha sido a história brasileira que nós tenhamos tido até aqui, quem produz a história do povo é o próprio povo – desde que haja democracia”, concluiu.
Confira a programação do Fórum Nacional VerDemocracia.