TRE-PE realiza audiências públicas sobre biometria em Iati e Saloá
Presidente e ouvidor participaram dos eventos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, nesta quinta-feira e sexta-feira, duas audiências públicas para reforçar a importância da coleta da biometria dos eleitores. Os encontros aconteceram nas Câmaras de Vereadores de Iati e de Saloá, no Agreste do Estado, e reuniram cerca de 100 pessoas ao todo.
As atividades foram comandadas pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, e contou com a participação do ouvidor do Tribunal, desembargador Humberto Vasconcelos. O diretor-geral da instituição, Orson Lemos, conduziu as apresentações.
O presidente Cândido Saraiva pediu empenho das gestões municipais e dos vereadores na mobilização da população pela atualização da biometria.
Tanto Iati quanto Saloá estão no grupo de 28 cidades cujos eleitorados estão com baixos índices de coleta biométrica.
Em Iati, apenas 34,76% dos seus 15.862 eleitores têm a biometria coletada. Já em Saloá, 63,71% dos 13.327 eleitores estão com a coleta biométrica atualizada.
Nas duas cidades, a Justiça Eleitoral reforçou que a atualização biométrica é fundamental para garantir a segurança das eleições e a identificação correta dos eleitores. Também foi destacado o esforço do Tribunal em ampliar o atendimento e facilitar o acesso da população ao serviço. No caso de Iati, cidade que não conta com cartório eleitoral, o TRE-PE abriu um posto de atendimento biométrico.
As audiências fazem parte da campanha Atualize, lançada pelo TRE-PE para incentivar os eleitores que ainda não realizaram a coleta biométrica a procurar a Justiça Eleitoral e regularizar a situação.
O TRE-PE ainda promoverá audiências públicas em Sertânia e Buíque, no Sertão, e Palmeirina, no Agreste, no mês de setembro, completando o ciclo de debates às 28 cidades com baixa biometria.