Mutirão do TRE Pernambuco é oportunidade para emissão de primeiro título

O atendimento será realizado por meio de agendamento

Mutirão do TRE Pernambuco é oportunidade para emissão de primeiro título

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está preparando, para a próxima semana, mais um mutirão para realizar a coleta da digital de eleitoras e eleitores que ainda não atualizaram o cadastro. A mobilização será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, com os postos e centrais de atendimento abertos das 8h às 16h, inclusive no sábado. Para acessar o serviço o eleitor precisa realizar o seu agendamento, por meio do site.  Além da biometria, jovens entre 15 e 17 anos, que são eleitores facultativos, mas já podem se alistar para participar da eleição, terão oportunidade de emitir seu primeiro título.

Ao se dirigir ao atendimento do TRE Pernambuco, o eleitor deve levar um documento de identificação e comprovante de residência original. No caso do primeiro título, o jovem não poderá apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte como documentos de identidade. No caso dos homens que completam 19 anos ainda em 2026, será necessário apresentar a quitação do serviço militar, caso queira fazer o primeiro título. Não serão aceitos como documentos de identificação: crachás, CPFs, carteira funcional e carteira de estudante

Nos três mutirões realizados até o momento, 49 mil eleitoras e eleitores compareceram aos postos de atendimento do TRE-PE para realizar além da coleta biométrica e emissão do primeiro título, serviços como revisão de cadastro, transferência do local de votação . Antes de agendar, o Tribunal recomenda que o eleitor verifique se já possui biometria coletada, acessando aqui. É preciso lembrar que eleitoras e eleitores de todo o país têm até o dia 6 de maio para resolver quaisquer pendências junto à Justiça Eleitoral. É que nesta data ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral para que então sejam iniciados os preparativos para as Eleições Gerais de 2026.

Veja mais:Campanha “Atualize” completa um ano com avanços no cadastramento biométrico em Pernambuco

Veja mais: Pernambuco aumenta percentual de eleitoras e eleitores com biometria


Vantagens da biometria

O cadastramento biométrico (coleta de foto, assinatura e digitais) é rápido e garante mais segurança, agilidade e transparência nas eleições, além de agilizar as filas no dia da votação. Outra vantagem é que o eleitor com biometria registrada consegue resolver remotamente diversas pendências, como atualização de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, mudança de local de votação e muito mais.

Documentos aceitos:

  • carteira de identidade (RG);
  • carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional ;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • instrumento público do qual se infira, por direito, ter o eleitor idade mínima de 16 (dezesseis) anos, e do qual constem, também, os demais elementos necessários a sua qualificação ou documento do qual se infira a nacionalidade brasileira do requerente (Lei nº 7.444, art. 5º, § 2º).

Para comprovação do domicílio deverá ser apresentado um dos seguintes documentos:

  • contas de luz, água ou telefone em nome do eleitor ou parente até 2º grau, emitidos ou expedidos nos 03 (três) meses anteriores ao preenchimento do requerimento;
  • envelopes de correspondência ou nota fiscal de entrega de mercadoria em nome do eleitor ou parente até 2º grau, emitidos ou expedidos nos 03 (três) meses anteriores ao preenchimento do requerimento;
  • contracheque ou cheque bancário em que constem endereço e nome do eleitor;
  • contrato de locação em nome do eleitor ou parente até 2º grau;
  • documento expedido pelo INCRA;
  • declaração da escola comprovando a matrícula do eleitor ou de filho(s) do mesmo;
  • certidão de nascimento ou de casamento do eleitor ou de filho(s) do mesmo, com registro no cartório de registro civil dos respectivos municípios.
ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PE utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.