Enem e SSA: título de eleitor é obrigatório para matrícula no ensino superior
Solicitação pode ser feita on-line, mas é preciso ir a um cartório para concluir o processo

Jovens de todo o Brasil já podem conferir o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado na madrugada desta sexta-feira (16). As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorre entre 19 e 23 de janeiro, para o preenchimento de vagas em instituições públicas de ensino superior.
Também nesta sexta-feira, a partir das 11h, os feras terão acesso ao resultado do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE).
Para participar dos certames ou se inscrever no Sisu, não é exigido o título de eleitor. No entanto, o documento passa a ser necessário no momento da matrícula na universidade, no caso dos estudantes maiores de 18 anos.
O primeiro título pode ser solicitado de forma rápida e prática pela internet, sem sair de casa, usando o Autoatendimento Eleitoral. Entretanto, para concluir o processo, será necessário comparecer a um cartório eleitoral ou a uma Central de Atendimento para realizar a coleta biométrica. O prazo para agendar essa etapa é de até 30 dias após a solicitação on-line.
É importante não deixar para a última hora para evitar o congestionamento dos sistemas. Em períodos de maior demanda, a análise dos pedidos pode levar mais tempo. Para evitar problemas e não perder o prazo da matrícula, o ideal é solicitar o documento com antecedência.
Como emitir o primeiro título
Veja o passo a passo:
- Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
- Clique em “Autoatendimento Eleitoral”, na aba “Serviços”;
- Selecione “Título Eleitoral” e depois “Tire seu título eleitoral”;
- Preencha os dados solicitados;
- Envie a documentação exigida, seguindo atentamente as orientações;
- Informe seus dados pessoais, como endereço, local de votação desejado e contatos;
- Revise todas as informações antes de enviar;
- Clique em “Salvar” para finalizar a solicitação.
Após concluir o pedido, o sistema irá gerar um número de protocolo. Com ele, é possível acompanhar o andamento da solicitação pelo próprio Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.
Voto obrigatório a partir dos 18 anos
O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e idosos com mais de 70 anos. Já para quem tem entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório.
Em 2026, os brasileiros voltam às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, se necessário, para 25 de outubro. Para participar da eleição, o título de eleitor precisa estar regularizado até 6 de maio.

