Atividade Física no tratamento do Autismo

A importância do brincar e de como e onde brincar

TRE-PE autismo e exercicio

O Autismo é uma das condições mais discutidas atualmente e o crescimento de sua prevalência, tanto na América do Norte quanto aqui no Brasil, nos faz querer saber mais a respeito. Então, vamos conversar sobre Atividade Física no tratamento do Autismo; a importância do brincar; como e onde brincar.

O diagnóstico do Autismo prevê prejuízos na comunicação, no comportamento e socialização. Todos estes sintomas são tratáveis por profissionais especialistas que formam, desejavelmente, uma equipe transdisciplinar: neuropediatra, fonoaudiólogo, equipe ABA e o Educador Físico entre outros. O ensino de novas habilidades físicas é fundamental, pois é possível em sua prática auxiliar todos os profissionais envolvidos.

A eficiência da atividade física é imediata quando ensinamos o reconhecimento do próprio corpo à criança ou ao jovem com TEA (Transtorno do Espectro Autista). 

Mas o que fazer em tempos de pandemia? Nós adultos temos nossas experiências em brincar, somos os mediadores mais importantes neste período, pois conhecemos e somos conhecidos por quem pretendemos auxiliar. Uma dica valiosa que é que o Autista aprende muito ao ver alguém fazendo (modelação) e muitas vezes as dicas verbais não são bem compreendidas. O auxílio físico é muito bem vindo quando se está iniciando a prática de uma nova habilidade, pois além de aumentar as chances de sucesso na execução, aumentará também na compreensão do próprio corpo, pois neste momento daremos dicas verbais usando nomes de partes do corpo. Ex.: Dobre os joelhos; estique os cotovelos; força na coxa; jogue com as mãos….

E onde fazer? Pois é, as salas, varandas e quartos se transformaram em verdadeiras academias e são nestes lugares que colocaremos fitas no chão, ensinaremos a construir bolas de papel e outros brinquedos; pular corda da maneira tradicional ou adaptada; se equilibrar andando em cima da linha; lançar e receber a bola; pular as cerâmicas do piso da casa….enfim, vamos ter que lembrar de nossa infância e fazermos juntos.

Não sabe como fazer? O instagram do @danielpinaautism tem alguns modelos de atividades.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido