26 de Maio: Dia Nacional de Combate à Cegueira Causada pelo Glaucoma

Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) comemora a data

TRE-PE- Glaucoma

O dia 26 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate à Cegueira Causada pelo Glaucoma, sendo esta a última fase de uma doença crônica, muitas vezes assintomática e silenciosa em seus primeiros estágios. A data tem o objetivo de trazer visibilidade às campanhas de prevenção e disseminar informações que incentivem o diagnóstico precoce da doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma está entre uma das maiores causas de cegueira irreversível. Ainda segundo a organização, a estimativa é de que até 2040 cerca de 111,5 milhões de pessoas sejam atingidas pela doença. Tudo isso torna ainda mais importante o conhecimento sobre como evitar os danos da fase mais grave: a perda de visão periférica (visão lateral) e a cegueira permanente. O glaucoma não tem cura, mas seus sintomas podem ser mitigados com tratamento contínuo, fazendo uso colírios ou procedimentos cirúrgicos a depender da avaliação clínica.

Buscando evitar os prejuízos causados pelo glaucoma, é preciso incluir a consulta oftalmológica como um item essencial nos exames de rotina. O glaucoma só pode ser detectado por um minucioso exame que mede a pressão intraocular, além do exame de fundo de olho, com análise cuidadosa do nervo óptico e exame de campo visual. Uma das principais estratégias de prevenção, controle e enfrentamento ao glaucoma é feito por meio de prevenção às doenças que causam o problema, tais como diabetes, miopia e lesões oculares. As ações preventivas permitem a detecção precoce do glaucoma – principalmente quando há hereditariedade, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado.

O que é o Glaucoma?

A doença se desenvolve quando a pressão no interior do olho sofre um aumento progressivo e, com o decorrer do tempo, danifica as fibras do nervo óptico. Esta pressão é exercida pelo líquido presente dentro do olho, chamado de humor aquoso, que circula no seu interior e é escoado através de uma região chamada ângulo da câmara anterior. Quando este escoamento diminui, a pressão interna do olho aumenta pelo excesso de líquido, causando alteração do nervo óptico, caracterizando a presença do glaucoma.

O Glaucoma Primário de Ângulo Aberto é o principal tipo de glaucoma no Brasil e se caracteriza por ter uma evolução lenta e progressiva, sendo assintomática frequentemente. De forma semelhante, embora mais raro, o Glaucoma de Pressão Normal também é assintomático e pode estar presente em pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Já o Glaucoma de Ângulo Fechado pode causar dor ocular de forte intensidade e perda visual rápida, caso não seja instituído tratamento adequado em tempo hábil. Por fim, o glaucoma pode ocorrer secundariamente a: traumatismos oculares, uso de medicações, lesões na retina causadas por complicações do diabetes, inflamação ou tumor.

O glaucoma é um dos principais motivos da cegueira na infância, ocorrendo em 20% dos casos. O diagnóstico do glaucoma infantil deve ser suspeitado pelo pediatra ainda na maternidade, logo após o bebê nascer, por meio do simples Teste do Olhinho. Diferentemente do adulto, o recém-nascido com glaucoma apresenta muitos sintomas, como lacrimejamento, aversão à luz, aumento do tamanho do globo ocular, além da perda do brilho natural dos olhos. Esses sintomas podem surgir mais comumente em qualquer momento durante o primeiro ano de vida.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido