FAKE NEWS: não votar nos candidatos para outros cargos não anula o voto para presidente

Desinformação diz que quem votar apenas para presidente, anulando os votos para os outros cargos, tem todos os seus votos cancelados

Carimbo de Fake News, desinformação, plone

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta: vêm circulando nos aplicativos uma mensagem dizendo que se o eleitor for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos cancelados, inclusive o de presidente, por ser um “voto parcial”. Mas esta mensagem não é verdadeira.

O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais, pois ele é contabilizado individualmente. E não somente isso, a mensagem avisa que essa desinformação partiu diretamente de um treinamento de mesários da Justiça Eleitoral, sendo que nenhum treinamento ocorreu em 2022.

Na verdade, essa desinformação é a mesma que circulou em 2018 e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu, à época, tratar-se de fake news. Clique aqui e veja a matéria esclarecendo o caso.

Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados apenas para fins estatísticos.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido