TRE-PE abraça a campanha do outubro rosa

O TRE-PE foi iluminado com a cor rosa que representa a luta contra o câncer de mama. A Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura vestiu o prédio sede com luzes para ressaltar uma campanha que já ganhou o mundo. O presidente do TRE-PE, Antônio Carlos, e a diretora-geral, Isabela Landim, comandaram um grupo de servidores que vestiu rosa e desceu para tirar uma foto. " Estamos juntos aqui para abraçar essa campanha e conscientizar todos que a prevenção pode salvar vidas", afirmou o presidente Antônio Carlos.
O outubro rosa é uma campanha de conscientização que surgiu na década de 90 em Nova Iorque nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou a mamografia no mês de outubro. Chegou com força no Brasil apenas em 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, sendo realizado em vários lugares do mundo.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades e etc.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo, sendo também a maior causa de morte por câncer de mulheres: são cerca de 520 mil mortes por ano. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2014 e 2015 mais de 57 mil novos casos foram descobertos no Brasil, um risco estimado em 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.