TSE inicia campanha de incentivo a participação da mulher na política

O Tribunal Superior Eleitoral inicia, nesta sexta-feira (01), a veiculação da campanha institucional de incentivo a participação da mulher na política nas emissoras de rádios, de televisão e também nas mídias sociais. A intenção é tornar os partidos cada vez mais democráticos e aumentar o percentual de mulheres engajadas politicamente no país. A campanha terá duração de cinco minutos diários corridos ou não, e foi lançada nesta quinta-feira (31) no congresso nacional.
Essa campanha foi determinada através da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) que foi alterada em 2015 (Lei nº 13.165/2015) e que passou a regulamentar a promoção e difusão da participação política feminina e também a dedicação de no mínimo 10% do tempo do programa eleitoral para as mulheres, de acordo com o órgão nacional de direção partidária. Nos anos eleitorais a campanha deve ser veiculada até o dia 30 de julho.
Atualmente, o Brasil ocupa o 124° posição no ranking relacionado a mulheres na política divulgado em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo comparado com 188 países. O que mostrou a grande desigualdade de gênero no País. Visto que dos 513 parlamentares existentes na Câmara dos Deputados, apenas 44 são mulheres. E dos 81 senadores eleitos, apenas 13 fazem parte desse gênero. A bancada feminina está em luta por maiores mudanças através da campanha “Mais mulheres na política”.