Quase 2 mil pessoas já participaram das audiências públicas sobre biometria promovidas pelo TRE-PE
Desde março, ação percorre cidades com baixos índices de coleta biométrica

Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vem promovendo uma série de audiências públicas em diferentes cidades para ampliar a divulgação do cadastramento biométrico entre o eleitorado. Até este mês de agosto, a iniciativa já percorreu 21 municípios, desde o litoral até o Sertão do estado, atingindo um público total de, pelo menos, 1.949 pessoas.
A ação vem acontecendo no âmbito da campanha “Atualize”, lançada em fevereiro para incentivar a coleta dos dados biométricos (impressões digitais, foto e assinatura) junto à Justiça Eleitoral. O foco é chamar a atenção da população e de lideranças políticas nos 28 municípios pernambucanos que apresentam índices muito baixos (menores que 50%) de eleitorado com biometria.
Hoje com 54,45% de eleitores sem biometria, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, foi a primeira cidade a receber a iniciativa em março. Desde então, o TRE-PE já levou os encontros para Águas Belas, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Toritama, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Poção, São Bento do Una, Capoeiras, Caetés, Lagoa do Ouro e Correntes, no Agreste; e Ibimirim, Floresta, Inajá e Manari, Ipubi, Trindade, Serrita e Cedro, no Sertão.
A previsão é de que até o final de setembro a série de audiências públicas já tenha percorrido todas as 28 cidades pernambucanas com baixa coleta biométrica. Na próxima semana, nos dias 11 e 12 de setembro, as audiências serão realizadas nas cidades de Iati e Saloá, no Agreste. Na sequência, os eventos seguem para Terra Nova e Parnamirim, no Sertão, no dia 16 de setembro; Sertânia e Buíque, também no Sertão, no dia 24 de setembro; e Palmeirina, no Agreste, no dia 25.
Vantagens
Além de agilizar as filas no dia da votação, a biometria confere ainda mais segurança ao processo eleitoral, já que permite a identificação do eleitor por meio da verificação de características físicas individuais únicas como impressão digital e foto. Consulte aqui se você tem a biometria coletada.
A biometria cadastrada pela Justiça Eleitoral também é utilizada por outras instituições públicas para a identificação de beneficiários de programas sociais ou previdenciários — casos do Bolsa-Família, do Governo Federal, e do Benefício de Prestação Continuada e do Seguro Defeso, do INSS.
Postos biométricos
Para reforçar o cadastramento biométrico entre o eleitorado, o TRE-PE também vem inaugurando novos postos de atendimento, inclusive em municípios que não são sede de zona eleitoral. A mobilização também faz parte da campanha “Atualize”. O objetivo é descentralizar a prestação de serviços para além dos cartórios e das centrais de atendimento ao eleitor. Solicite aqui um atendimento e agende sua coleta biométrica no posto de atendimento mais próximo.