Aprovado em concurso público teve função de mesário como critério de desempate
Vicente Matias é presidente de seção da 44ª zona eleitoral, em São Caetano-PE

O presidente de seção da 44ª zona, Vicente Matias, teve a função de mesário voluntário como critério de desempate em concurso público. Vicente se inscreveu no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e faz parte da equipe de apoio durante as eleições. Recentemente, foi chamado para assumir a função de professor no concurso da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Segundo Vicente, ter comprovado a sua colaboração como mesário foi o que lhe fez ter preferência entre os demais concorrentes. “Me chamaram e disseram que eu estava empatado com outros candidatos, mas como eu já havia prestado serviço à Justiça Eleitoral, poderia levar uma declaração e ser classificado”, diz.
Desde agosto de 2017 o serviço prestado à Justiça Eleitoral, considerado um serviço relevante para a sociedade, passou a ser considerado critério de desempate nos concursos públicos. A medida vale para o Poder Executivo e há ainda outros critérios que podem ser utilizados a depender da preferência do órgão, como por exemplo:
- Idade;
- Pontuação na prova geral ou específica;
- Função de jurado.
A página de inscrição, bem como as regras e benefícios atribuídos ao mesário voluntário, podem ser encontrados clicando aqui.