TRE visita Sertão e Agreste para divulgar biometria
Caravana intensificou as ações no interior do estado ao longo da última semana

Intensificando os trabalhos no interior do estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, do dia 26 ao 28 de fevereiro, audiência pública sobre a biometria na câmara de vereadores dos municípios de Belo Jardim, Gravatá, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, respectivamente.
Nos dias 26 e 27, o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho; o vice-presidente e corregedor do TRE-PE, desembargador Stênio Neiva; o presidente da Comissão de Biometria do TRE-PE, Eduardo Lucas; e o assessor-chefe da Corregedoria, Orson Lemos, estiveram presentes. Já no dia 28, o Tribunal foi representado pelo vice-presidente Stênio Neiva, que buscou apoio para o recadastramento nos municípios do Sertão.
O evento visou divulgar e tirar dúvidas da comunidade em geral sobre o recadastramento biométrico, que tem o objetivo de identificar os eleitores através das impressões digitais e, assim, tornar as eleições mais seguras. Durante as audiências, fizeram parte os prefeitos, vereadores, juízes eleitorais, chefes de cartório e demais lideranças locais, a quem foi solicitado divulgação, pessoal e transporte necessários para levar os eleitores aos locais de recadastramento. Já os moradores presentes, fizeram perguntas e receberam orientação a respeito do processo. Ao fim, o saldo da caravana foi bastante positivo, garantindo o apoio dos representantes políticos e conscientizando a população local sobre a importância da biometria.
Vale mencionar que o eleitor que não fizer o recadastramento poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.