Programa Eleitora e Eleitor do Futuro atende jovens da Funase
Edição do programa integra projeto da Rede Literária do Socioeducativo

A Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE) realizou, na manhã da última quinta-feira (28), mais uma edição do Programa Eleitora e Eleitor do Futuro, dessa vez voltada para 16 jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase). Criado em 2006, o programa tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre cidadania e democracia, por meio de palestras, atividades lúdicas e simulações com a urna eletrônica.
Durante a atividade, os socioeducandos foram recebidos pelo vice-diretor da EJE-PE, Gustavo Cardim, no auditório Augusto Duque. Em seguida, participaram de uma palestra ministrada pelo coordenador da EJE-PE, Eduardo Japiassú, e pelo chefe de Assistência de Programas Institucionais, Henrique Pereira. Os jovens também puderam conhecer de perto o funcionamento da urna eletrônica e esclarecer dúvidas sobre o processo democrático.
“Foi uma experiência muito gratificante porque eles tiveram acesso a um órgão público. Eles perceberam que, embora seja um prédio imponente, é um espaço aberto, que representa a Justiça Eleitoral”, destacou Henrique Pereira.
A ação fez parte de um projeto desenvolvido pela Rede Literária do Socioeducativo, composta pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pela Funase e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
De acordo com a facilitadora do Núcleo de Justiça Restaurativa da CIJ, Kátia Assad, a iniciativa busca inserir a literatura na formação dos socioeducandos. “Partimos da compreensão de que o acesso à literatura é um direito. Isso dialoga muito com a palestra, porque, através das histórias e ficções, exercitamos outro direito fundamental: o da imaginação. E é a partir dessa capacidade de imaginar que podemos sonhar”, afirmou.
Como agendar?
O Programa Eleitora e Eleitor do Futuro é destinado a estudantes do ensino fundamental e médio. Ele pode ser requisitado por escolas públicas, privadas e demais instituições do estado que trabalhem com esse público.
A iniciativa tem como finalidade transmitir conhecimentos sobre cidadania e democracia, abordando temas como a relevância do voto livre e consciente, a segurança do sistema eletrônico de votação e a função da Justiça Eleitoral no processo democrático.
Para solicitar uma atividade, basta entrar em contato com a EJE por e-mail (eje@tre-pe.jus.br) ou pelo telefone (81) 3194-9216, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.