TRE-PE ultrapassa a marca de 20 audiências públicas sobre biometria

Os eventos desta semana reuniram cerca de 1,1 mil pessoas

TRE-PE ultrapassa a marca de 20 audiências públicas sobre biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, nesta semana, mais uma sequência de quatro audiências públicas sobre a importância do cadastramento biométrico. Com isso, a campanha Atualize, iniciada em fevereiro, já soma 21 audiências públicas realizadas em cidades do interior do estado.

As audiências aconteceram em Serrita e Cedro, no Sertão, e Lagoa do Ouro e Correntes, no Agreste. Nos quatro eventos desta semana, o público foi de aproximadamente 1,1 mil pessoas, com destaque para a realizada em Lagoa do Ouro, na última quinta-feira (28), que computou o maior público até o momento: cerca de 700 pessoas participaram do encontro no ginásio municipal. Nas outras três cidades, Correntes registrou público de aproximadamente 250 pessoas; Serrita, 100, e Cedro, 50.

Em Lagoa do Ouro e Correntes, os eventos contaram com a presença do presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, que reforçou a importância da biometria para a segurança das eleições e para o acesso a diversos serviços públicos.

“A biometria é um instrumento fundamental para dar mais segurança e agilidade à votação. Através dela, o eleitor é identificado pelo registro das suas digitais, fotografia e assinatura eletrônica. Quem tem a biometria coletada, no dia da votação, será identificado apenas colocando o polegar no terminal do mesário, tornando o processo de identificação mais rápido e seguro, evitando filas e trazendo mais tranquilidade para a eleição”, disse.

Presente nas audiências de Serrita, Cedro e Lagoa do Ouro, o ouvidor do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos, destacou a biometria como instrumento para acesso a diversos serviços digitais, e que a identificação biométrica é um fator imprescindível da vida moderna. Os debates e exposições foram mediados pelo diretor-geral do Tribunal, Orson Lemos.

Prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, estudantes e lideranças da sociedade civil participaram dos atos. As audiências têm como objetivo dialogar com a população, lideranças políticas, entidades e estudantes sobre a necessidade de realizar o cadastramento biométrico. A biometria garante mais rapidez e segurança na identificação dos eleitores durante a votação e também é utilizada por outros órgãos públicos para a concessão de benefícios sociais.

As audiências públicas são realizadas em municípios que ainda têm um grande número de eleitores sem biometria. Em Pernambuco, são 28 cidades cujos percentuais de eleitores sem biometria coletada estão acima dos 50% do eleitorado total.

Das quatro cidades que receberam as audiências públicas nesta semana, a que tem a pior cobertura de coleta biométrica é Cedro: dos 9.794 eleitores, 79,25% não têm a biometria coletada. Em Correntes, o perfil é semelhante: dos 14.437 eleitores, 71% não realizaram a coleta biométrica.

Serrita e Lagoa do Ouro têm situação melhor. Com 11.449 eleitores registrados, Lagoa do Ouro tem 56% do eleitorado sem a biometria cadastrada. E em Serrita, com 16.680 eleitores, 57% não coletaram a biometria.

“O nosso objetivo é levar as audiências públicas a todos os 28 municípios do estado com baixa coleta biométrica até o final de setembro”, explicou o diretor-geral, Orson Lemos.

Atendimento

Para efetuar a coleta dos dados biométricos, o eleitor ou a eleitora deverá acessar o site do TRE e agendar o atendimento em uma unidade da sua conveniência. Além dos cartórios eleitorais e das centrais de atendimento ao eleitor, o Tribunal vem abrindo postos biométricos em cidades que não contam com cartório eleitoral, como é o caso de Lagoa do Ouro, que passou a contar com um posto de atendimento após o fechamento de uma parceria do TRE com o governo municipal.

Para agendar seu atendimento, clique aqui.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido