Toma posse o novo vice-presidente e corregedor do TRE-PE
Desembargador eleitoral efetivo, André Guimarães foi empossado nesta quarta-feira pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Moraes

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Carlos Moraes, empossou, nesta quarta-feira (06/10), o desembargador eleitoral efetivo André Oliveira da Silva Guimarães.
O novo membro da Corte Eleitoral assume as funções de vice-presidente e corregedor do TRE-PE.
A posse aconteceu na Sala de Sessões do TRE-PE, com a presença de toda a Corte Eleitoral, do procurador regional eleitoral, Roberto Moreira, além de magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), inclusive o desembargador Frederico Neves, ex-presidente do TRE-PE. Também estiveram presentes advogados e servidores da Justiça Eleitoral.
"Esse momento é muito significativo para mim. Compor essa Corte Eleitoral é uma honra, uma distinção na carreira de qualquer magistrado. Dignifica, marca e marcará a minha trajetória", disse o novo vice-presidente e corregedor após receber do presidente Carlos Moraes o botton da Justiça Eleitoral, tradição em todas as posses da Corte.
"Eu vim para o TRE para agregar. Sei que este Tribunal tem uma importância inquestionável para o Brasil e para a democracia", completou o desembargador André Guimarães.
Durante seu discurso de improviso, emocionado, ele lembrou do pai, o advogado José Guimarães Sobrinho. "Quando eu assumi a magistratura, ele fez questão de ir a minha posse na comarca de Sanharó", disse, enxugando as lágrimas e sendo muito aplaudido pela homenagem.
Na plateia, a família do desembargador acompanhava atenta suas belas palavras. Estavam presentes sua mãe, Nazaré de Oliveira Brito; a esposa, Lylian Guimarães; o irmão, Vladimir Guimarães; as filhas Bárbara e Déborah, o genro Henrique Carvalho, a sobrinha Carolina e a neta, a pequena Lara.
Após o discurso do novo membro da Corte Eleitoral, o presidente Carlos Moraes também proferiu um bonito de discurso de boas vindas. Destacou a amizade entre os dois e fez questão de lembrar que ambos integraram o Ministério Público, tendo sido aprovados no mesmo concurso. Anos depois, estavam na Assessoria da Presidência do TJPE quando da gestão do desembargador Jovaldo Nunes. "Com a bênção de sua família e com a graça de Deus, seja bem-vindo", finalizou o presidente dirigindo-se ao desembargador André Guimarães.
CURRÍCULO
O desembargador André Guimarães foi escolhido por aclamação pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para integrar a Corte Eleitoral no último dia 27 de setembro.
Ele nasceu em 16 de abril de 1959, no Recife. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (1977-1981).
Sua vida profissional inclui passagens pela Câmara Municipal do Recife, advocacia, professor de Direito e promotor de Justiça, até ingressar na magistratura, em 1987.
Como magistrado de 1ª Entrância, passou pelas comarcas de Sanharó e Belo Jardim. Na 2ª Entrância, atuou na 2ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, no Juizado de Pequenas Causas de Olinda e na 1ª Vara da Assistência Judiciária de Olinda.
Em 1992, foi promovido para a 3ª Entrância (Recife), onde atuou nas 2ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas da Fazenda Pública e na Vara Criminal Privativa dos Crimes contra a Administração Pública e Economia Popular, tendo se titularizado na 08ª Vara Cível em 1997, onde permaneceu até ser promovido ao cargo de Desembargador, em setembro de 2013.
Seu currículo inclui, ainda, atuações como juiz eleitoral, juiz corregedor auxiliar, desembargador substituto e juiz assessor especial da Presidência. A partir de 07 de fevereiro de 2014, assumiu a presidência da 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça.