EJE realiza segundo dia de capacitação para Rede de Mulheres Negras de Pernambuco
Evento aconteceu no plenário do TRE-PE e foram tratados temas como participação feminina na política, propaganda eleitoral e combate à desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), promoveu, nesta quinta-feira (30/6), a segunda etapa do curso de “Direito Eleitoral: Temas Atuais”, dirigido para integrantes do coletivo Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. As palestras aconteceram no plenário do tribunal. O dia de evento teve com três oficinas: propaganda eleitoral, violência política de gênero e combate às fake news. A oficina sobre violência política de gênero foi ministrada pela procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Raquel Branquinho, coordenadora nacional do núcleo de combate à violência de gênero do Ministério Público Eleitoral, que participou de forma remota.
O tema propaganda eleitoral ficou a cargo do diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos. E a oficina sobre combate às fake news foi dirigida pelo assessor de comunicação do TRE-PE, Gilvan Oliveira. Além das integrantes da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, estavam presentes na plateia mulheres convidadas pelo coletivo dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Sergipe.
O objetivo do curso é capacitar pré-candidatos/as e assessores sobre os vários aspectos que envolvem as candidaturas, desde o registro até a prestação de contas, e debater com mais ênfase temas que estão no centro dos debates sobre as eleições, como propaganda, combate à desinformação e fortalecer a conscientização sobre a temática de gênero.
Ainda será disponibilizada uma terceira turma para o curso: no dia 21 de julho, é aberta a partidos políticos, advogados, advogadas, pré-candidatos, pré-candidatas e assessores, na sala de sessões do prédio sede do TRE-PE, das 8h às 13h. As inscrições podem ser realizadas pelo link: clique aqui.