2 de abril – Dia Mundial de conscientização do Autismo
Legislação eleitoral estabelece garantias à pessoa com TEA

Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e tem o objetivo de dar visibilidade e aumentar o entendimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA não é uma doença. Trata-se de uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento, manifestando-se na forma de dificuldade de socialização e comunicação, bem como interesse restrito e comportamentos repetitivos. O termo “espectro” é utilizado para abranger os muitos subtipos do transtorno e os vários níveis de suporte que a pessoa necessita.
Conheça os direitos do eleitor ou eleitora com autismo
A legislação eleitoral traz algumas garantias ao eleitor com TEA.
Uma delas é o direito à preferência na hora de votar. Quem tem autismo, basta declarar sua condição ao presidente de mesa da seção eleitoral que terá prioridade na fila de votação, não sendo necessária uma inscrição prévia ou apresentação de laudo médico.
Outro direito da pessoa com autismo é o de votar acompanhado de uma pessoa da sua confiança. É um dos poucos casos em que a legislação admite a presença de um acompanhante do eleitor ou eleitora na cabine de votação. O acompanhante auxiliá-lo(a) na digitação na Urna Eletrônica ou até mesmo fazer a digitação por ele(a).
Servidor do TRE-PE fala sobre o acolhimento ao autista
Akio Yamazaki, servidor da Assessoria de Comunicação do TRE-PE, tem um filho autista. “É muito importante a conscientização a respeito do TEA”, ressalta. “O principal para o autista e seus familiares é o acolhimento por parte da sociedade. O que você pode fazer para acolher bem uma pessoa com autismo é respeitar seus comportamentos e atitudes, prover sempre que possível um maior tempo e espaço para a pessoa se acalmar e aceitar que a pessoa pode estar vivenciando uma situação de uma forma diferente de como você imagina”.