Dois projetos do TRE-PE são finalistas do I Prêmio de Inovação Eleitoral

Servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral podem votar até 30 de abril

Projetos do TRE-PE são finalistas do I Prêmio de Inovação Eleitoral

Dois projetos do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) são finalistas do I Prêmio de Inovação Eleitoral, promovido pelo TSE. Ambos foram desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), e um deles conta com a parceria da Assessoria de Comunicação (Ascom) na gestão da ferramenta. 

O Sistema de Combate à Desinformação (SCDE), projeto desenvolvido pela STIC com gestão da ferramenta pela Ascom, é finalista em três categorias: II - Comunicação e Combate à Desinformação, VII - Soluções de T.I, Gestão e Proteção de Dados e IX - Transparência e Fortalecimento da Imagem da Justiça Eleitoral

Trata-se de um robô de monitoramento de postagens, avaliação de conteúdos e respostas automatizadas na rede social X (antigo Twitter) utilizado durante as eleições de 2022. A ferramenta disponibiliza respostas adequadas para cada desinformação encontrada, de acordo com os critérios de busca definidos por palavras-chave, proporcionando maior eficácia no combate à disseminação de informações falsas. 

O outro projeto, Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições com uso de IA e robótica, é finalista na categoriaVII - Soluções de T.I, Gestão e Proteção de Dados.Refere-se auma ferramenta desenvolvida para a automação do Teste de Integridade do sistema eletrônico brasileiro de votação, com o uso de um computador, uma câmera e um braço robótico. O equipamento é capaz de substituir até seis pessoas com maior assertividade, pois não há o risco de fadiga das pessoas digitando durante todo o dia. Foram utilizados conhecimentos de inteligência artificial, visão computacional e robótica. 

Agora, com os finalistas escolhidos, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral vão definir o primeiro, o segundo e o terceiro lugares de cada uma das dez categorias do I Prêmio de Inovação Eleitoral. As comissões avaliadoras, nomeadas pela Portaria TSE nº 201/2024, escolheram as três iniciativas finalistas de cada categoria, que foram divulgadas na tarde da quarta-feira (10).

Dois projetos do TRE-PE são finalistas do I Prêmio de Inovação Eleitoral 

Podem votar todas as pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral e têm cadastro no sistema Odin (utilizado, por exemplo, para acesso à Extranet). Cada participante poderá votar apenas uma vez em cada uma das dez categorias.

Conheça os finalistas e vote.

Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prêmio tem o objetivo de reconhecer projetos e ações desenvolvidos na JE que tenham contribuído para solucionar dificuldades nas atividades funcionais e melhorado o atendimento prestado à sociedade. 

A votação prossegue até 30 de abril, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 16 de maio, na sede do TSE, em Brasília (DF). 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido