Ex-diretores da EJE-PE recebem homenagens do TRE-PE
Virgínia Gondim e Dario Rodrigues foram gestores da Escola entre 2023 e 2024

Com a presença de ex-presidentes, desembargadores e magistrados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e também do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), integrantes do Ministério Público, além de servidoras e servidores, foram homenageados, nesta terça-feira (13/08), os ex-diretores da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), a juíza Virgínia Gondim Dantas e o juiz Dario Rodrigues Leite de Oliveira. Ambos estiveram à frente da gestão da Escola entre março de 2023 e julho de 2024.
Abrindo o evento, o coordenador da EJE, Eduardo Japiassú, agradeceu as contribuições dos ex-diretores à Escola e cantou, à capela, a música Antonico, de Ismael Silva, que fala sobre amizade e a importância da união e solidariedade em momentos difíceis.
Logo após, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, destacou que os homenageados contribuíram para o fortalecimento da Justiça Eleitoral de Pernambuco e para a consolidação da democracia. “Não foram apenas bons gestores, pois à frente desta excelsa escola, eles incentivaram jovens a exercer os seus direitos com ética e responsabilidade. Deixam suas indeléveis marcas, pois fomentaram ações relevantes como a efetivação do Laboratório de Inovação e a adoção de políticas antidiscriminatórias e gestão da diversidade.” pontuou.
O atual diretor da EJE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, por sua vez, evidenciou as ações realizadas pelos juízes e agradeceu o trabalho que levou a instituição a um patamar ainda mais alto. “Ambos, a juíza Virgínia e o juiz Dario, mostraram que a educação é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Agradecemos profundamente pelo trabalho que realizaram e pelo legado que deixam”, finalizou.
Ao agradecer a homenagem, a ex-diretora Virgínia Gondim ressaltou que foi, sem dúvida, uma experiência desafiadora e instigante, construída com o apoio irrestrito da equipe de servidoras e servidores da EJE-PE. “Certamente que a minha passagem na direção da Escola representou crescimento pessoal e profissional. Oportunidade de ingressar nesse universo novo, com um amplo horizonte de dar continuidade a todas as ações já desenvolvidas, mas sobretudo de poder fazer mais e diferente, contribuindo para a disseminação da educação e cidadania política e democrática, sempre com o lema de que toda a transformação vem pela educação”.
A cerimônia foi concluída com a aposição da fotografia da juíza Virgínia Gondim, segunda mulher a assumir o cargo desde que a instituição foi criada, em 2003, na Galeria de Diretoras e Diretores da EJE-PE.