TRE-PE doa mais de 4 mil equipamentos eletrônicos à iniciativa de inclusão digital
Entre os materiais entregues estão leitores biométricos, monitores e CPUs fora de uso

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta terça-feira (26), o processo de destinação de 4.220 itens de informática que estavam fora de uso para o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Idear, instituição sem fins lucrativos dedicada à restauração de equipamentos eletroeletrônicos e à oferta de cursos profissionalizantes.
A entrega dos materiais acontece até a próxima quinta-feira (28) no Centro Administrativo Eleitoral, localizado no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. Entre os materiais doados estão leitores biométricos, monitores e CPUs. “Enfim, todo tipo de bens de informática classificado como antieconômico pela nossa Comissão, ou seja, que não valia mais a pena o Tribunal manter”, explicou Alexandre Santos, presidente da Comissão de Avaliação e Classificação de Bens Móveis e Ativos Intangíveis (CAABI).
Com a doação, os aparelhos vão ser não apenas reaproveitados e ganhar uma nova utilidade, mas também contribuir para a qualificação profissional e inclusão sociodigital de jovens e adultos de baixa renda. “A entidade escolhida foi uma instituição localizada na cidade de Salvador, definida pelo Ministério das Comunicações, tudo conforme o normativo previsto no nosso Tribunal”, afirmou.
Sobre a CAABI
A CAABI é responsável por analisar e classificar os bens que não têm mais serventia ao TRE-PE. Ao invés de ser realizado um descarte indiscriminado, os equipamentos são organizados seguindo critérios de avaliação rigorosos e em seguida encaminhados para que a administração repasse os bens a outras instituições ou órgãos públicos por meio doações.