Parceria com igrejas impulsiona cadastro biométrico em Jaboatão dos Guararapes
Projeto Mala e Cuia abriu postos temporários para atender excluídos digitais

Segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, o município de Jaboatão dos Guararapes é uma das localidades do estado que está desde fevereiro sendo alvo de uma força tarefa para aumentar o número de eleitores com coleta biométrica. Uma das estratégias para conseguir atingir a população que vota na cidade e fazê-la se aproximar do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi o Projeto Mala e Cuia, desenvolvido a partir de abril. Até novembro, foram realizadas sete edições do projeto, sendo cinco delas em igrejas. A primeira igreja a receber a equipe do TRE-PE foi a Paróquia de Santo Aleixo, em outubro, que atendeu 532 eleitoras e eleitores.
Até o final deste mês, foram atendidas, por meio do Mala e Cuia, 4.438 pessoas que ou moravam distante dos postos de atendimento temporários ou mesmo das sedes dos cartórios, ou eram considerados excluídos digitais. “Foi uma alternativa para chegarmos mais perto dessa população. E podemos dizer que fomos muito bem sucedidos”, comemora Wilma Oliveira, chefe da 11ª Zona Eleitoral, em Jaboatão dos Guararapes. Wilma destaca a parceria com as igrejas durante os dias de atendimento, que mobilizaram seus fiéis, tanto para trazer eleitoras e eleitores, como para ajudar na organização de filas, com distribuição de senhas.
Templos católicos e evangélicos receberam os servidores do TRE-PE, caso da Igreja Batista Centenária da Muribeca (651 atendimentos); e Igreja Batista de Marcos Freire (382 atendimentos); e Paróquia de Santo Amaro, onde 1.139 pessoas compareceram ao atendimento do TRE-PE no local, entre os dias cinco e 14 de novembro, período que englobou o Mutirão de Atendimento ao Leitor. Na última semana de novembro, foi realizada mais uma ação na Igreja Batista Central de Jaboatão, no bairro de Vila Rica, com o total de 562 atendimentos.
“Nós ocupamos locais que foram indicados pela sociedade, condição de receber a infraestrutura do Tribunal”, ressaltou a servidora. O projeto Mala e Cuia foi criado a partir de uma demanda da Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes e executado em parceria com a Secretaria Municipal de Articulação Política e Religiosa. Outros locais beneficiados foram Lote 56, onde houve 724 atendimentos e Engenho Camarço, com 448 eleitores e eleitoras atendidos.

