Posse solene marca início da gestão de presidente do TRE-PE
No evento, criador da urna eletrônica foi condecorado com Medalha Frei Caneca

Foi realizada, nesta quinta-feira (11), uma sessão solene para celebrar a posse do o desembargador Fernando Cerqueira, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para o biênio 2025-2027. A posse regimental foi realizada logo após a eleição, por aclamação, do magistrado, em 13 de novembro. Autoridades de diversas esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário compareceram à sede do TRE-PE para participar do evento. Entre elas, a governadora Raquel Lyra e da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e do prefeito do Recife, João Campos
A cerimônia contou ainda com as presenças da ministra Maria Marluce Caldas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também estiveram presentes o desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e a advogada Ingrid Zanella, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco.
Durante a sessão foi feita a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, Classe Ouro, ao desembargador Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A distinção foi concedida em 2024, mas não pôde ser entregue na época. Prudêncio é considerado o inventor da urna eletrônica e pioneiro do sistema informatizado de votação, com o qual o Brasil é referência mundial em captação e totalização de votos.
O magistrado relembrou a trajetória do voto eletrônico, que começou em uma seção eleitoral, na cidade de Bruscky, em Santa Catarina, até se expandir para todo o país, entre 1996 e 2000 - ano em que a eleição foi toda informatizada.
A honraria foi entregue de forma conjunta pelo desembargador Fernando Cerqueira e desembargador Cândido Saraiva, ex-presidente do TRE-PE e atualmente diretor da escola judiciária eleitoral (EJE). A Medalha Frei Caneca foi criada em 2011 e é uma forma de reconhecer aqueles que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da Justiça Eleitoral.

