Pernambuco supera a marca de 6 milhões de eleitores com biometria
TRE-PE vem reforçando a divulgação do cadastramento biométrico desde fevereiro com a campanha “Atualize”

Pernambuco encerrou o mês de agosto chegando ao número de 6.019.294 de eleitoras e eleitores com a biometria registrada junto à Justiça Eleitoral, quantitativo equivalente a 85,41% de todo o eleitorado apto no estado. Os dados, que estão disponíveis no Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram atualizados nesta segunda-feira (1º).
Em comparação a novembro do ano passado, quando o cadastro eleitoral foi reaberto, houve um aumento de 2,49 pontos percentuais no eleitorado com as digitais coletadas. Em termos absolutos, esse crescimento traduz-se em mais 95.573 eleitoras e eleitores que passaram a contar com a identificação biométrica de novembro para cá.
Atualmente, Pernambuco conta com um eleitorado total de 7.047.295 pessoas, sendo o 7º maior colégio eleitoral do país e o 2º da região Nordeste. No entanto, 1.028.001 de eleitoras e eleitores ainda permanecem sem o registro dos dados biométricos.
Além de agilizar as filas no dia da votação, a biometria confere ainda mais segurança ao processo eleitoral, já que permite a identificação do eleitor por meio da verificação de características físicas individuais únicas como impressão digital e foto. Consulte aqui se você tem a biometria coletada.
A biometria coletada pela Justiça Eleitoral também é utilizada por outras instituições públicas para a identificação de beneficiários de programas sociais ou previdenciários, casos do Bolsa-Família, do governo federal, e do Benefício de Prestação Continuada e do Seguro Defeso, do INSS. Solicite aqui um atendimento e agende sua coleta biométrica em um dos postos do TRE-PE.
Atualize
Desde fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vem reforçando a divulgação do cadastramento biométrico (coleta de impressões digitais, foto e assinatura) por meio da campanha “Atualize”. A iniciativa, que segue até maio de 2026, vem ampliando a prestação de serviços eleitorais para além dos cartórios e das centrais de atendimento ao eleitor.
A campanha tem como foco 28 municípios que apresentam índices muito baixos de eleitorado com biometria. O principal deles é Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), cidade pernambucana com o maior eleitorado absoluto sem identificação biométrica: são 263.499, o correspondente a 54,45% do total no município.