Setembro Amarelo e preservação da vida
TRE-PE tem canais de acolhimento e escuta para servidores, o ano inteiro

O mês de setembro chegou, e com ele, mais uma oportunidade para enfatizar a importância de se buscar, enquanto sociedade, caminhos para a promoção de maior bem-estar, de forma a evitar que vidas sejam perdidas pelo suicídio, cuja taxa de ocorrência cresceu 43% de 2010 a 2019.
Os desafios são gigantescos, à medida que crescem também os números de pessoas em vivência de sofrimento e transtorno mental, fenômeno que não se limita à esfera individual e que tem relação com questões políticas, econômicas e sociais, exigindo nossa atenção durante o ano inteiro.
O cuidado com a saúde mental é urgente e está para além de escolhas individuais, uma vez que o acesso ao tratamento adequado nem sempre está assegurado a todas as pessoas.
Diante de questões tão complexas, um dos caminhos de promoção de bem-estar está ao nosso alcance: na contramão do individualismo tão presente nos dias atuais, construir pontes que nos conectem enquanto seres humanos. Estar atento/a ao outro e poder ofertar acolhimento e escuta pode ser um fator decisivo na escolha de alguém pela vida.
Nos ambientes de trabalho, faz-se necessário que a cultura organizacional promova esse "olhar para o outro". Uma organização que funcione buscando mitigar os riscos psicossociais em suas relações e processos de trabalho, direciona-se na busca por relações mais horizontalizadas, cooperativas e solidárias; busca trabalhar com metas realistas e reconhece a contribuição dos seus trabalhadores e trabalhadoras no alcance dos resultados; respeita as singularidades e dá espaço à criatividade; promove a escuta. E essa construção, por mais difícil que seja, só pode ser feita a partir da decisão de enxergar a si e ao outro em sua humanidade.
No TRE-PE, a Coordenadoria de Atenção à Saúde dispõe de espaços de acolhimento e escuta aos servidores e servidoras, preservando sempre o sigilo. Ações como o Programa de Apoio Sociofuncional (PASF), que é executado pelo Serviço Social, e atende, em sua maioria, pessoas que vivenciam sofrimento e/ou transtorno mental, seja ou não relacionado ao trabalho, realizando mediação de demandas quando necessário. O programa está aberto a todos os servidores e servidoras.
Há também as ações efetivadas pela Comissão de Estudos e Intervenções em Psicodinâmica do Trabalho (CEIPdT), que realiza discussões e escutas de equipes com foco na relação entre a saúde mental e o trabalho. Na oportunidade dessas discussões, que estão sendo finalizadas junto às zonas eleitorais, resta claro que a contribuição de cada pessoa é fundamental na construção de ambientes mais saudáveis, com destaque para o papel de gestores e gestoras.
O tema da campanha do Setembro Amarelo no Brasil é "se precisar, peça ajuda"!Segue link de cartilha da campanha com orientações sobre como auxiliar quem precisa e está próximo de nós.
Importante destacar também o trabalho do Centro de Valorização da Vida, que por meio do telefone 188 oferta escuta e acolhimento 24 horas por dia. Para maiores informações, acesse www.cvv.org.br
Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS)