Auditoria de votação da Urna Eletrônica acontece sem intercorrências
Durante o domingo (07/10), dia do pleito, a auditoria de votação da urna eletrônica foi um sucesso. O procedimento, aberto ao público, aconteceu de forma fiscalizada e sem maiores problemas

Com funcionamento durante todo o horário do pleito do último domingo, a Auditoria de votação das urnas eletrônicas aconteceu sem intercorrências. No dia anterior (sábado, 06/10), foram sorteadas as quatro urnas, entre as mais de 23.000 disponíveis no Estado, que seriam auditadas no dia das eleições (07/10). Às 7h do dia da votação, em uma sala no Anexo do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na qual estavam instalados um microcomputador, uma impressora, uma filmadora e o respectivo monitor para cada urna sorteada, além de uma câmera filmando todo o ambiente, foi iniciada a auditoria.
O procedimento, aberto ao público e realizado por servidores da Justiça Eleitoral, visa garantir a idoneidade e segurança das Urnas Eletrônicas. Para saber mais sobre como todo o processo de auditoria acontece, clique aqui ou aqui.
De acordo com o juiz presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Dr. Eduardo Guilliod Maranhão, a auditoria garante a segurança das urnas. “Como acontece desde o ano de 2002, o Tribunal Regional Eleitoral realizou auditoria nas urnas eletrônicas utilizadas nas eleições, constatando, mais uma vez, a segurança de nosso sistema de votação. Tudo foi fiscalizado pelo Ministério Público eleitoral, pela OAB, por auditores independentes, tendo sido convidados os partidos políticos, que não compareceram, em evento aberto ao público”, ressalta.
Após o encerramento, conferência dos resultados e assinatura de ata pelos auditores e fiscais presentes, foi constatado que não houve divergência. A auditoria confirmou a segurança das urnas e de todo o processo de votação. “Pode-se afirmar, com toda a tranquilidade e segurança, que a vontade do eleitor manifestada nas urnas foi totalmente respeitada. Uma vitória da nossa democracia”, encerrou Dr. Eduardo Guilliod, confirmando o sucesso de todo o procedimento.