Estudantes participam da preparação das urnas de Olinda
Doze alunos da rede pública de ensino atestaram o comprometimento da justiça eleitoral em promover uma eleição segura e democrática

A segurança das urnas é assunto em toda eleição. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em conjunto com a escola estadual Caio Pereira levou doze alunos para acompanhar a preparação de urnas que vão para o município de Olinda. Lá os estudantes ouviram o chefe da 117ª Zona Eleitoral, Eduardo Jorge, além da promotora de justiça Rosane Santos e do juiz Alexandre Carvalho.
A conversa foi sobre o funcionamento das urnas. Os representantes da justiça eleitoral reforçaram a importância de que o eleitor conheça e ateste a inviolabilidade das urnas. O estudante Erik Tenório, que acompanhou todo o processo de preparação, simulou seu voto e depois auxiliou na contagem, disse que a iniciativa foi importante porque “ajudou a entender o quanto as urnas são seguras, inclusive porque usam uma rede própria que não deixa os hackers invadirem”. Erik tem 16 anos, já vota e já conhece o caminho que o seu voto faz até eleger um candidato. Gabriel Silva, companheiro de colégio, ainda não vota, mas diz que pretende votar assim que o prazo para fazer o título estiver aberto novamente. “E hoje serviu como uma forma de preparo, para que quando for votar eu já saiba como fazer e como acontece”, disse.
Eduardo, chefe da zona, citou que esse encontro objetivava instruir futuros eleitores e dessa forma criar porta-vozes da justiça eleitoral, que entendam e defendam nossa democracia e as ferramentas que permitem que ela funcione. Ele também reforçou que as auditorias são públicas e o tribunal se dispõe a receber e explicar o funcionamento das urnas para todo interessado.