EJE realiza capacitação para a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco

Oficina tratou de propaganda eleitoral, violência política de gênero e combate à desinformação

tre-pe-Rede de Mulheres Negras de Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), promoveu o curso de “Direito Eleitoral: Temas Atuais”. Ele é dividido em três oficinas, sendo duas delas dirigidas exclusivamente para o coletivo Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. A primeira aconteceu nesta quinta-feira (9), no plenário do TRE-PE, que contou com abertura solene, com as presenças do presidente do tribunal, desembargador André Guimarães; da diretor-geral da EJE, a desembargadora eleitoral Mariana Vargas; da ouvidora do TRE, a desembargadora eleitoral Iasmina Rocha; do diretor-geral, Orson Lemos; da coordenadora de Relações Institucionais da Rede de Mulheres Negras, Piedade Marques; da coordenadora de Finanças da entidade, Mônica Oliveira; e de Emanuele Araújo, assessora de comunicação da Casa da Mulher do Nordeste.

Cerca de 30 mulheres de vários Estados do Nordeste participaram do evento. O objetivo do projeto é capacitar candidatos/as e assessores sobre os vários aspectos que envolvem as candidaturas, desde o registro até a prestação de contas, e debater com mais ênfase temas que estão no centro dos debates sobre as eleições, como propaganda, combate à desinformação e fortalecer a conscientização sobre a temática de gênero nas eleições, notadamente a importância de uma maior participação feminina na política.

O evento contou com três oficinas: propaganda eleitoral, violência política de gênero e combate às fake news. A oficina de propaganda eleitoral foi comandada pelo juiz e ex-desembargador eleitoral Alexandre Pimentel. Já a oficina sobre violência política de gênero teve o comando da procuradora do Ministério Público Federal (MPF) Raquel Branquinho, de forma remota, ela que é coordenadora nacional do grupo de enfrentamento à violência de gênero na campanha eleitoral. Por fim, a oficina sobre combate à desinformação foi dirigida pelo assessor de comunicação do TRE-PE, Gilvan Oliveira.

“Cumprimos um importante papel com este evento que é levar formação e informação para mulheres que buscam participar da política, mas têm pouco apoio. Estamos muito felizes e realizadas com a parceria da Escola com a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco”, afirmou a diretora-geral da EJE, Mariana Vargas.

Além dessa primeira oficina, uma outra será realizada no dia 30 de junho também exclusiva para a Rede de Mulheres Negras, e uma terceira turma será aberta para partidos políticos, pré-candidatas/os e para a advocacia mediante inscrição. A terceira turma será no dia 21 de julho e as inscrições podem ser realizadas pelo link: clique aqui.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido