Conheça os recursos de acessibilidade da urna eletrônica
Desde sua criação, a urna eletrônica visa a facilitação do voto

A Justiça Eleitoral está trabalhando para oferecer recursos de acessibilidade para todos os eleitores com necessidades especiais. Por esta razão, há 26 anos, desde que foi criada, a urna eletrônica conta com uma série de recursos direcionados a pessoas com deficiências, sejam elas visuais, auditivas ou físicas, sempre visando a democracia do voto. Confira abaixo os recursos de acessibilidade disponíveis para o eleitor no próximo dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições 2022.
Teclado em braile
A urna eletrônica, desde que foi criada, conta com teclas anti aderentes e os números em alto relevo com o alfabeto em braille, assim como as teclas de confirma, corrige e branco. Esse recurso foi instituído para que os eleitores que têm alguma deficiência visual possam saber quais são as teclas que estão pressionando.
Recurso auditivo
O eleitor que tem deficiência visual também pode requisitar que o mesário ative a função de narração da urna. Ao configurar a urna eletrônica, o mesário entrega ao eleitor fones de ouvido reutilizáveis e isso permite que a pessoa ouça o que está sendo mostrado na tela. Tanto o cargo para qual está sendo votado e seus respectivos vices, quanto o candidato, os números e as teclas, o eleitor pode ouvir todo o processo do voto.
Intérprete de libras
Para o eleitor com deficiência auditiva, todas as urnas usadas nas eleições de 2022 contam com um intérprete de libras. O intérprete fica localizado no canto inferior direito da tela e traduz todas as etapas do voto: os cargos e as teclas selecionadas.
Vale salientar que, para eleitores com necessidades especiais temporárias ou permanentes, é permitido entrar na cabine de com uma pessoa de confiança que pode auxiliar na votação, inclusive digitando os números. O acompanhante, no entanto, não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral, partido político ou federação partidária. Caberá ao presidente da mesa receptora autorizar o ingresso de uma segunda pessoa na cabine e registrar o ocorrido em ata.