Presidente prestigia inauguração da nova sede do TRE-CE
Inauguração contou também com a presença do diretor-geral do TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inaugurou, às 15h desta quarta-feira, dia 31, a sua nova sede, localizada no Bairro Luciano Cavalcante. Em comemoração a abertura da sede, o tribunal realizou uma sessão solene com servidores e convidados. Apresentada pelo presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, a solenidade contou com a presença do presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, e do diretor-geral, Orson Lemos.
Do TRE-CE, estavam ainda presentes no evento o vice-presidente e corregedor, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; a juíza Kamile Moreira Castro e os juízes David Sombra Peixoto, George Marmelstein Lima, Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior e Roberto Soares Bulcão Coutinho. Desembargadores, juízes eleitorais, entre outros servidores, puderam assistir à apresentação pelo canal oficial do YouTube do TRE-CE.
Ocuparam lugar de destaque no evento, os desembargadores e desembargadoras que presidiram o TRE-CE durante a construção da sede, desde o ano de 2005. Esses são: a desembargadora Huguette Braquehais, que presidiu de novembro de 2005 a março de 2009; desembargadora Gizela Nunes da Costa, cuja gestão foi de março a outubro de 2009; desembargadora Maria Iracema do Vale, presidente do período de abril de 2013 a janeiro de 2015; desembargador Antônio Abelardo Benevides, que presidiu o órgão de janeiro de 2015 a junho de 2017; e, em memória, o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, presidente no período de janeiro de 2019 a junho de 2021, foi representado no evento pela esposa, Ivone Maria Aragão.
A solenidade foi iniciada pela Camerata da Universidade de Fortaleza(Unifor), tocando o hino do estado do Ceará, seguido pela fala de início do presidente do TRE, desembargador Inacio Cortez, que relembrou a ocasião da sua posse. O atual presidente narrou a história da criação da nova sede, citando falas da desembargadora Huguette Braquehais, que presidia o TRE durante o início da construção do prédio: “A semente foi plantada. Cuidem para que brote, cresça e floresça com altivez.”
Foram realizadas homenagens às desembargadoras e desembargadores que contribuíram para a construção do edifício, durante suas gestões, com a entrega de placas de homenagens pelo presidente desembargador Inacio Cortez e o vice-presidente, Raimundo Nonato. A desembargadora Nailde Pinheiro, representando os homenageados, ressaltou que a nova sede é “uma obra com diversas significações, realçadas pelo encontro das circunstâncias com os propósitos”.
Os servidores que compuseram a comissão gestora da nova sede também receberam homenagens. Aqueles que acompanharam o processo de construção do prédio desde a aquisição do terreno até o momento da solenidade receberam as placas de homenagem. Esses são: o diretor-geral, Hugo Pereira Filho; o secretário de Administração, Benedito Sérgio Coelho; o chefe da Coordenação de Infraestrutura Predial, Gladstone Façanha Barbosa; o chefe da Seção de Arquitetura e Engenharia, Ivo Almino Gondim; o secretário de Orçamento e Finanças, Iberê Comin Nunes; o secretário de Auditoria, Rodrigo Ribeiro Cavalcante; o assessor-chefe da Diretoria-geral, Rafael Veras Paz; o coordenador de Acompanhamento e Orientação à Gestão, José Hermínio Pinho.
Após o término da solenidade, as pessoas presentes dirigiram-se ao hall de entrada do edifício para o descerramento da placa, realizado pelo presidente do TRE, desembargador Inacio Cortez; e pelo vice, desembargador Raimundo Nonato; acompanhados, ainda, pela governadora do Ceará, Izolda Cela; pela presidente do TJCE, desa. Nailde Pinheiro; e pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto.
A nova sede do TRE-CE conta com área construída de 29.506 m² distribuída em: Edifício Administrativo (9.998 m²); Bloco de Eventos (1.503 m²); Bloco de Depósitos (8.783 m²); Subsolo (8.732 m²); e Anexos (490 m²). O estabelecimento dispõe ainda estacionamento para 594 vagas de carros, espaço reservado para bicicletário e um parque com área verde, que ficará disponível para o público.
Informações via: Site do TRE-CE