Comissão de Acessibilidade do TRE-PE leva alunos surdos ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral
Iniciativa é em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral

A Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PE promoveu, nesta quinta-feira, 13, o encontro de estudantes surdos com o Centro da Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (Cemel), uma iniciativa em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PE).
A professora de atendimento educacional especializado, Dayse de Azevedo Lins, que acompanhou os alunos da EREFEM Governador Barbosa Lima, no bairro Graças, durante a visita, estava muito feliz com a proposta do Tribunal em tornar acessível informações fundamentais para construção das alunas e dos alunos, segundo ela.
“A descoberta, pela família, de que a criança é uma pessoa surda, pode acarretar em muitos casos o atraso na inserção desta criança na escola, por exemplo. Isso acaba dificultando o acesso a questões importantes , como é o caso da História do Voto e das Eleições”, explicou a professora Dayse Lins, que coordena a inserção de alunas e alunos com deficiência e necessidades diversas, na escola Barbosa Lima.
As alunas e os alunos foram recebidos pela chefe da Assistência de Memória e Editoração do TRE-PE, Télia Gaspar e pela estagiária do curso de História, Carolina Alves que contaram a história do voto e de como as eleições evoluíram até aqui. Toda a conversa foi traduzida para libras por um professor intérprete da Escola Barbosa Lima, Anderson de Andrade e por intérpretes contratados pela CMA.
Participaram também do evento, Ana Patrícia Teixeira e Sílvia kátia Morais representando a CMA.
Cartilha de Acessibilidade com foco nas Eleições 2024
O TRE-PE lançou a 2ª edição da cartilha “Acessibilidade nas Eleições”, com foco no pleito eleitoral de 2024. A cartilha foi elaborada pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), com colaboração e revisão da Ouvidoria do Tribunal. O objetivo é orientar magistradas e magistrados, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, bem como os cidadãos convocados para auxiliar nos trabalhos eleitorais, para que atuem de forma a garantir à pessoa com deficiência a igualdade de direitos e sua participação na vida política e pública.
Clique aqui para acessar a cartilha.