Sessão marca despedida do desembargador Humberto Vasconcelos
Ele exerceu a vice-presidência e corregedoria no primeiro turno das eleições

A sessão plenária desta terça-feira (8), do TRE Pernambuco, marcou a despedida do desembargador Humberto Vasconcelos da Corte. Ele atuou na Vice-presidência e Corregedoria como membro substituto durante o período eleitoral deste ano. Na despedida, muitas homenagens nos discursos dos demais integrantes do Tribunal. “Vai ficar gravada na minha mente e estampada no meu coração essa experiência maravilhosa que tivermos com vossa excelência”, disse o presidente, desembargador Cândido Saraiva, ao final da sessão.
A íntegra da sessão pode ser assistida aqui.
Esta foi a segunda passagem do desembargador Humberto Vasconcelos pelo Tribunal. Em 2022, durante a campanha eleitoral, também na condição de desembargador substituto, ele assumiu os cargos de vice-presidente e corregedor com a licença do então titular, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que veio a ser presidente posteriormente.
Todos os desembargadores discursaram em sua homenagem. Um ponto em comum nos discursos, a forma leve e descontraída do desembargador e a sua simplicidade e humildade. “Eu o admiro demais pela sua saberia, simplicidade, humildade. (…) Sua vida é uma aula. Sou sua observadora, de como o senhor nos ensina como devemos encarar a vida, como pessoas humildes e simples que somos”, destacou a desembargadora eleitoral Karina Aragão.
“Um magistrado com larga experiência na magistratura eleitoral, inclusive de primeiro grau. Com seus votos, é objetivo, resumido, traz um panorama (do fato), parece que a gente está vendo o ilícito eleitoral acontecendo na nossa frente, tal o realismo que sua excelência vota, descortinando todos os fatos”, disse o desembargador Rogério Fialho.
O discurso de despedida do desembargador Humberto foi recheado de agradecimentos, aos pares e aos servidores, nominando aqueles que com ele trabalharam mais diretamente no gabinete da Vice-presidência e na Corregedoria. “Posso me considerar a pessoa mais feliz do mundo”, resumiu o desembargador ao falar sobre sua trajetória de vida e a profissional.
Humberto Vasconcelos deixa a Corte com a chegada do desembargador Fernando Cerqueira, mas continuará atuando no Tribunal como ouvidor, cargo com função administrativa, e na condição de desembargador substituto, quando poderá ser convocado a participar de julgamentos na ausência do titular.