TRE-PE divulga recursos de acessibilidade e ações para eleitores com deficiência em Caruaru

Ação percorre diferentes municípios para falar sobre os direitos das pessoas com deficiência nas Eleições 2024

TRE-PE divulga recursos de acessibilidade e ações para eleitores com deficiência em Caruaru

Uma conversa sobre acessibilidade, cidadania e direitos da pessoa com deficiência no dia da votação. Foi assim que aconteceu, na manhã desta quarta-feira (25), mais um evento de divulgação dos recursos de tecnologia assistiva da urna eletrônica promovido pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Desta vez, a ação desembarcou em Caruaru, no Agreste, e reuniu estudantes e representantes de entidades no campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Para o aluno José Fernando da Silva, do IFPE, o encontro foi uma oportunidade inédita de debater o acesso a direitos e oportunidades não apenas nas Eleições, mas também em outros espaços. “É a primeira vez que estou em um evento que fala das pessoas com deficiências, qualquer que seja a deficiência”, disse o estudante, que tem baixa visão em um dos olhos causada pelo ceratocone, doença genética rara que leva à deformação progressiva da córnea.

Na ocasião, José Fernando pôde testar os recursos de acessibilidade da urna eletrônica, assim como todo o público presente. Neste ano, a grande novidade é a “Letícia”, ferramenta de sintetização de voz mais humanizada que informa os cargos em votação, os números digitados e o nome da candidata ou do candidato. Além disso, o equipamento mostra um intérprete de Libras na tela para auxiliar os eleitores com deficiência auditiva.

TRE-PE divulga recursos de acessibilidade e ações para eleitores com deficiência em Caruaru

Direitos no dia da votação

Com apresentação do coordenador da CMA, Acácio Leite, a iniciativa reforçou os direitos das pessoas com deficiência no dia do pleito, como a prioridade na fila da seção eleitoral e a possibilidade de levar um acompanhante até a cabina de votação. Outro ponto abordado foi o projeto Eleições Acessíveis, que levará gratuitamente eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida ao local de votação em vans adaptadas.

Este ano o programa expandiu a frota e contará com 28 carros para atender sete cidades. Entre elas, Caruaru. No total, 250 vagas estão sendo ofertadas para todo o estado. Quem quiser solicitar o serviço pode entrar em contato com o atendimento via WhatsApp no número (81) 3194-9275. Para saber mais sobre o projeto e a lista de municípios contemplados, clique aqui.

“O TRE precisa estar perto do seu eleitorado para compreender suas reais necessidades”, pontuou Acácio Leite. “Nós apresentamos todos os conceitos teóricos de acessibilidade, cidadania e garantia de direitos na prática, mostrando quais são esses direitos e como o TRE aplica essa teoria, seja nos recursos de acessibilidade da urna eletrônica, na preferência para votar, no direito de levar acompanhante e também no transporte de eleitores, permitindo que todos tenham igualdade de acesso ao voto.”

TRE-PE divulga recursos de acessibilidade e ações para eleitores com deficiência em Caruaru

Toda a ação foi acompanhada pelo vice-presidente e corregedor do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos Júnior. Também estiveram presentes o diretor-geral, Orson Lemos; o juiz auxiliar da Corregedoria, Paulo Victor; o diretor-geral do IFPE Caruaru, Diniz Ramos de Lima Júnior; e a servidora do TRE-PE e integrante da CMA, Ana Patrícia Macêdo. Entre as entidades e organizações, marcaram presença a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, representada pelo coordenador de Promoção à Pessoa com Deficiência, Sivanildo Teodoro, e a Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru, na figura do presidente Esnande Quirino.

Para Sivanildo Teodoro, iniciativas assim promovem um processo democrático efetivo à medida em que garantem a inclusão social das pessoas com deficiência no processo eleitoral. “A pessoa com deficiência não fica de fora, não fica dependente de terceiros. Ela tem a autonomia de escolha. Como até vimos na conversa, o direito ao acompanhante ou a decisão de votar sozinha, mas com toda a autonomia em todo o processo eleitoral”, declarou.

Próxima parada

Nesta sexta-feira (27), será a vez de Petrolina, no Sertão, receber a próxima edição do evento. Entidades e organizações de pessoas com deficiência da cidade também foram convidadas a participar. A ação está marcada para acontecer às 10h30, na Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Rua Abílio Mourato Cruz, 48 - COHAB Massangano).

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido