Em visita ao TRE-PE, presidente do TSE fala em prioridade para a biometria
Ministra Cármen Lúcia foi recebida pelo presidente Cândido Saraiva e membros da Corte

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, visitou a sede do TRE Pernambuco na segunda-feira (28), onde foi recebida pelo presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva, pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Cerqueira, e por membros da Corte. Ela tratou de diversos assuntos institucionais e colocou a ampliação do cadastro biométrico como prioridade para a Justiça Eleitoral até o próximo fechamento do cadastro, em maio de 2026. A ministra também citou a inclusão de pessoas com deficiência e do incentivo ao voto dos eleitores com mais de 70 anos (facultativos) como ações que a Justiça Eleitoral deverá ter um olhar especial na preparação para as eleições do ano que vem.
Após a visita ao TRE-PE, a presidente do TSE participou do lançamento do Comitê Feminino de Liderança Setorial da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), onde palestrou sobre a importância do protagonismo feminino em diversos setores da sociedade e da forma como as contribuições relevantes de várias mulheres para a história do país foram silenciadas.
Ao falar sobre a biometria, a ministra citou a importância do cadastro atualizado dos eleitores como meio de fortalecimento do sistema eleitoral, além do banco de dados da Justiça Eleitoral servir hoje de base para outras instituições públicas. A meta, afirmou Cármen Lúcia, é coletar a biometria de todos os eleitores do país.
Reforçando a fala da ministra, o presidente do TRE-PE, desembargador, Cândido Saraiva, afirmou que uma de suas metas é universalizar a coleta biométrica no Estado e informou que o Tribunal iniciou uma campanha de incentivo aos eleitores atualizarem seus dados com a coleta da biometria, a campanha Atualize. Dentro dessa campanha, prosseguiu ele, o TRE vem promovendo a abertura de pontos de atendimento descentralizados, principalmente em locais distantes dos cartórios eleitorais e das Centrais de Atendimento ao Eleitor.
No tema inclusão de pessoas com deficiência, o presidente também falou à ministra do projeto Eleições Acessíveis, do TRE-PE, que leva eleitores de casa aos locais de votação no dia da eleição, em veículos adaptados, por meio de um convênio com o governo Estado. Também citou o trabalho da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), de mapeamento dos locais de votação para que os gestores dos prédios adotem providências tornando-os acessíveis.
Além do presidente e do vice, participaram da reunião com ministra Cármen Lúcia os desembargadores eleitorais Paulo Machado Cordeiro, Frederico Tompsom, Washington Amorim, André Caúla, Humberto Vasconcelos (ouvidor), José Ronemberg e Felipe Campos; o juiz auxiliar da Presidência, Breno Duarte; e o diretor-geral, Orson Lemos.