TRE-PE leva programa Eleitora e Eleitor do Futuro ao Agreste
Ao todo, 775 estudantes acompanharam as apresentações

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou mais uma edição do Programa Eleitora e Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), nas cidades de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, no Agreste. Ao todo, foram quatro sessões educativas — uma no Colégio Diocesano de Caruaru e três na Escola de Referência em Ensino Médio André Cordeiro, em Brejo da Madre de Deus —, que reuniram 775 estudantes.
As atividades aconteceram na terça-feira (26) e quarta-feira (27) e contaram com a participação de autoridades da Justiça Eleitoral. Estiveram presentes o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva; o vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Cerqueira; o ouvidor, desembargador Humberto Vasconcelos; o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Adalberto Melo, e o juiz eleitoral, Lucas do Monte Silva, que acompanharam as apresentações na terça-feira, em Caruaru e em Brejo.
O programa, criado e institucionalizado em 2006, tem como objetivo despertar nos jovens a importância do voto consciente, o respeito às regras democráticas e o combate à desinformação. Nas sessões, os estudantes participam de conversas sobre cidadania, aprendem mais sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e têm a oportunidade de vivenciar simulações com urnas eletrônicas.
As apresentações ficam a cargo do coordenador da EJE, Eduardo Japiassú, e do servidor Henrique Pereira. A plateia foi formada majoritariamente por alunos e alunas com idades entre 15 e 17 anos, que estão aptos a se alistarem como eleitores, ainda que o voto antes dos 18 anos seja facultativo.
O presidente do TRE, desembargador Cândido Saraiva, deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes para participarem da vida pública, tirando o 1º título e exercendo o direito ao voto.
“Por mais que todos nós estejamos cada vez mais inseridos nas redes sociais, o mundo real precisa, cada vez mais, da participação de todos, principalmente dos jovens e dos estudantes. O voto é a forma mais direta de fazer essa participação acontecer. Nesse processo, todas as vozes devem ser ouvidas: dos mais velhos, dos mais novos, mas, em especial, de vocês, estudantes, que são protagonistas dessa história. Juventude significa renovação e atitude. Essa energia transforma e dá novo rumo à comunidade e à democracia. Quando cada jovem participa, todos ganham, porque a diversidade de ideias enriquece o processo eleitoral”, afirmou.
O vice-presidente, desembargador Fernando Cerqueira, também citou a relevância da participação dos jovens na democracia e destacou a importância de o programa Eleitora e Eleitor do Futuro percorrer o interior, aproximando a Justiça Eleitoral dos eleitores que estão fora da Região Metropolitana do Recife, estimulando os jovens a exercerem sua cidadania de forma ativa e responsável.
“O programa Eleitora e Eleitor do Futuro traz essa reflexão sobre o exercício da cidadania plena e que esses adolescentes são transformadores das suas próprias vidas e da vida da comunidade”, destacou o coordenador da EJE, Eduardo Japiassu.
Agendamento
O Programa Eleitora e Eleitor do Futuro é voltado para crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio. Ele pode ser solicitado por escolas públicas, particulares e outras instituições do estado que atendem esse público.
O objetivo é levar informações sobre cidadania e democracia, como a importância do voto livre e consciente, a segurança do voto eletrônico e o papel da Justiça Eleitoral nas eleições.
Para solicitar uma apresentação, basta entrar em contato com a EJE por e-mail (eje@tre-pe.jus.br) e por telefone: (81) 3194-9216 (de segunda a sexta, das 8h às 14h).