Dia da Internet Segura: conectados de forma ética e responsável
Evento é celebrado há 21 anos em todo o mundo

Na era da desinformação, usar a internet com consciência é essencial para proteger a democracia, garantir o acesso a informações confiáveis e construir uma sociedade mais tolerante e menos violenta. É com esse objetivo que celebramos o Dia da Internet Segura, um evento global que, em 2025, completa 21 anos!
A data foi proposta pela União Europeia em 2004, com o objetivo de fomentar a reflexão sobre como podemos tornar a internet mais segura e responsável, especialmente para crianças e jovens. Questões como segurança de dados, combate à desinformação, cyberbullying, phishing e uso excessivo da internet são alguns dos temas centrais da campanha.
Conexão com a democracia
O acesso à informação segura também fortalece o processo democrático. Eleitoras e eleitores conscientes têm o poder de decidir com clareza e evitar manipulações que prejudicam a sociedade.
É uma oportunidade de pensar no impacto da tecnologia em nossas vidas e agir para que ela seja uma ferramenta positiva e inclusiva.
Dicas para navegar com segurança:
- Proteja suas informações pessoais: Evite compartilhar dados sensíveis em plataformas desconhecidas.
- Fique alerta a mensagens suspeitas: A Justiça Eleitoral, por exemplo, não envia e-mails ou mensagens sobre serviços. Sempre cheque informações no site oficial do TSE.
- Estabeleça equilíbrio: Limite o tempo online e promova atividades off-line saudáveis.
- Eduque crianças e jovens: Ensine sobre os riscos da internet e ajude-os a navegar com segurança.